Sobre

O grupo Organização do Conhecimento e Gestão Documental – KOD orienta-se ao estudo das questões teóricas, metodológicas e práticas da organização do conhecimento e da gestão documental em diferentes contextos informacionais. Realiza pesquisas interdisciplinares que discutem a Ciência da Informação e suas relações com a Arquivologia, Biblioteconomia, Filosofia, Educação, História, Museologia, entre outros.

O KOD possui duas linhas de pesquisa:

1) Arquivo, Memória e Gestão – tendo como objetivo: Estudo das definições e funções do Documento (tipologia, gestão, monumentalidade e suas representações sócio-culturais). Pesquisas interdisciplinares voltadas à epistemologia da Ciência da Informação e suas relações com a Arquivologia, Biblioteconomia, Filosofia, Educação, História, Museologia, entre outros. Discussões sobre Patrimônio Cultural e Acervos de Fontes Orais, Textuais, Iconográficas e Digitais, tanto em Arquivos Pessoais quanto Institucionais (Públicos e Privados).

2) Organização do Conhecimento – tendo como objetivo: Estudo dos princípios, métodos, teorias, processos e instrumentos da organização do conhecimento. Esses estudos orientam-se à análise temática da informação, à representação da informação e aos sistemas de organização do conhecimento.

Atualmente o KOD possui 26 integrantes e está aberto a todos que tenham interesse em pesquisas, debates e trabalhos relacionados a temática do grupo.